
Na manhã de 30 de agosto, o Governo do Estado, através da Codesaima, realizou mais uma etapa do programa estadual de regularização fundiária urbana, Aqui Tem Dono.
Os beneficiários foram os moradores dos conjuntos Pérola e Ajuricaba, no bairro Airton Rocha .
Foram entregues 152 Escrituras Públicas para esses mutuários que adquiriram suas casas através do programa federal Minha Casa Minha Vida.
Participaram do evento o governador, Antônio Denarium, o juiz corregedor, Eduardo Alvarez, e Alcemir de Oliveira, do Cartório de Imóveis. A coordenação da cerimônia foi realizada pela Codesaima, com a presidente Maria Dantas e sua equipe de funcionários.
Algumas das famílias beneficiadas conseguiram suas moradias no Pérola através trabalho da Associação das Donas de Casa do Caranã. A presidente da ADCC, Carla Cristina, cedeu o espaço para a realização do evento. “Nós somos a sociedade civil organizada, somos a representatividade da moradia digna e da segurança da documentação. Pedimos a vinda do governador para ele conhecer mais a realidade do Pérola”, disse Carla.
A regularização impacta positivamente a vida das famílias. Valdirena Alves, 50, é moradora do Pérola lV, onde reside com seu marido e três filhos com necessidades especiais. Ela elogiou a rapidez com que recebeu o documento de sua casa. “Moro no Pérola dede 2009 e achei bom o trabalho do governo. Foi fácil e rápido”, disse.
Essa é mais uma etapa de regularização para os conjuntos Minha Casa minha Vida/ faixa 1. O mutuário desses conjuntos que já havia pagou 50% do financiamento foi dispensado do restante do pagamento. E ainda se beneficiou com um acordo entre o Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, Cartório de Imóveis e Corregedoria do Tribunal de Justiça de Roraima que subsidiou as taxas cartoriais desses imóveis.
“Quem pagou a metade tá quitado. Ai depois tinha as taxas para pegar a Escritura, quitação, registrar, aquele negócio todo. O governo pagou tudo. Os moradores não têm um real de despesa”, falou o governador Denarium.