
No último sábado, 26 de abril, uma caravana “Aqui Tem Morar Melhor” percorreu diversos bairros para entregar Cartas de Contemplação para selecionados que receberão obras do programa.
O governador, Antonio Denarium, e o vice-governador, Edilson Damião, acompanhados de técnicos da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) visitaram os moradores.
No bairro Senador Hélio Campos, a idosa Helena de Sousa, 77, falou da obra que será realizada na sua casa. “A minha casa vai ser reformada, vai ter um banheiro melhor. A minha prioridade é o banheiro, ele tem as paredes rachadas, o piso mal feito. Eu estava precisando muito”, relatou.
A dona de casa, Leandra Cândido, 26, que cuida de sua filha e de seus sobrinhos, também solicitou a reforma do banheiro e da cozinha. “Agora terá mais conforto pra mim e pros meus sobrinhos. Com cerâmica a minha bebê poderá engatinhar pela casa”, falou.
No programa, o morador é quem define a obra que será realizada. É destinado o valor de R$8 mil para cada intervenção, com recursos próprios do Estado.
As opções de serviços são variadas: pintura; instalações hidráulicas e elétricas; instalação de pisos e cerâmicas; rebocos; instalação de forro PVC, entre outras.
A reforma de banheiros é o mais solicitado, trazendo conforto e melhorando as condições sanitárias da residência. O custo e complexidade desta obra se torna inviável para a maioria das famílias, por isso, com o “Aqui Tem Morar Melhor” elas veem uma oportunidade de realizar esse desejo.
Keilane da Conceição, 31, também optou por esse serviço. “ Estou muito feliz mesmo, porque eu não tinha como reformar meu banheiro. Eu com quatro crianças não tinha mesmo como fazer”, disse.
Os beneficiados são selecionados por critérios de prioridades como: famílias onde a mulher é a chefe de família; mulheres vítimas de violência doméstica; casas que tenham idosos ou deficientes físicos.
Marizete da Silva Pereira, 64, moradora do bairro Raiar do Sol, atende alguns desses parâmetros. Idosa, chefe de família, indígena e pescadora, foi beneficiada com o revestimento de cerâmica no piso da sua moradia e o reboco das paredes.
Escrito por: Marco Aurélio Rodrigues / Comunicação Codesaima