A presidente da Codesaima, Maria Dantas, participou de reuniões no G-20 Social, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento começou dia 14 de novembro e irá até o dia 20.
Ela foi convidada pelo Ministro da Cidades, Jader Barbalho Filho, através do Conselho das Cidades para representar Roraima, neste evento que reuniu autoridades nacionais e internacionais.
Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o G-20 Social propõe a discussões de temas relevantes para a criação de uma sociedade mais justa com a redução das desigualdades, combate à fome, preservação ambiental entre outros tópicos que serão expressos em uma carta que será apresentada nas próximas reuniões do G-20 (grupo de 19 países que se destacam na economia e política mundial).
Maria Dantas participou das reuniões que trataram da situação da Região Norte do País, que preocupa os dirigentes por causa do aumento do número de favelas.
Falando dos dados de Roraima, ela apresentou o déficit habitacional e as ações do Governo do Estado para mitigar esses problemas. “É um sonho poder participar de um evento como esse onde se busca a elaboração de um documento que deve dar um norte para as políticas públicas no Brasil e no mundo” disse.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, também participou do encontro, acompanhando os debates sobre o combate à fome. Tânia apresentou a experiência bem-sucedida do Governo do Estado com o programa “Cesta da Família” que atende mais de 60.000 famílias.
O evento foi marcado palestras e atividades sobre temas relevantes. Maria Dantas destacou a apresentação do ex-jogador Cafú e da cantora Ludimila. O ex-lateral da seleção brasileira, na conquista do pentacampeonato, escreveu na sua camisa “100% Jardim Irene”, homenageando a comunidade em que viveu antes de se transformar num dos principais atletas do Brasil.
Os programas sociais que o jogador oferece para essa população é um exemplo da atenção que a sociedade deve dar aos mais necessitados.
Dantas sugere que as ações voltadas para a população carente de Roraima se intensifiquem para que seja evitada a criação de favelas e ocupações que comprometam a integridade das famílias.
“Foi uma grande oportunidade de conhecer experiências que podem ser adotadas, reforçando a malha de atendimento social que foi criada pelo governador, Antonio Denarium, e sua equipe de secretários”, concluiu.