A CODESAIMA (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) continua realizando reuniões com os moradores do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite.   

O último encontro foi dia 10, às 19h30, com os residentes do condomínio Jatobá que puderam relatar as principais dificuldades que a população deste local enfrenta diariamente.

No dia 09 já havia acontecido a reunião com o condomínio Ipê Amarelo com grande participação dos moradores.

Participam destes encontros o presidente da Codesaima, Anastase Vaptistis Papoortzis; o diretor de Habitação, Cláudio Barbosa; o advogado da Empresa, Pedro Bento Neto; técnicos da Empresa e representantes da Caixa Econômica Federal.

A iniciativa de realizar estas palestras foi da Diretoria de Habitação da Codesaima, com apoio do presidente Anastase. O diretor, Cláudio Barbosa, disse que o objetivo é identificar os principais problemas do conjunto abrindo um diálogo direto com os mutuários e procurando, dentro da competência da CODESAIMA, atender suas reivindicações.

Além, das reuniões, duas equipes da Companhia estão fazendo visitas, no horário da 15h às 21h, nos 2992 apartamentos para determinar a situação da ocupação do conjunto habitacional.

Serão identificados e registrados em relatório a ser encaminhado para a Caixa Econômica Federal aqueles imóveis onde reside o titular do contrato de ocupação e os que estão fechados, alugados ou vendidos.

O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal que tem por objetivo diminuir o déficit habitacional no Brasil. Por isso, as moradias são destinadas a pessoas de baixa renda que não possuem outra residência e são comprometidas a não fazer qualquer tipo de comércio com elas.   

No encontro do dia 09, o gerente da Filial de Habitação da Caixa Econômica Federal, Lucyano Bruno explicou que ocupações irregulares podem acarretar “destrato contratual”, com o cancelamento do contrato e transferência do imóvel para outro beneficiário.

O diretor de Habitação da Empresa, Cláudio Barbosa disse que a partir da próxima semana a CODESAIMA ocupará uma sala na estrutura do SENAI, próximo à Escola Militar, onde dois funcionários ficarão diariamente atendendo os moradores do Vila Jardim.

Na quinta e sexta feira, 11 e 12, excepcionalmente, não houve o encontro com os moradores dos condomínios Andiroba e Urucum, como estava previsto, devido a compromissos dos membros da Empresa. Uma nova data será anunciada para a reunião com esses residentes, assim como, com o condomínio Açaí, no dia 19, feriado de sexta-feira Santa, que será transferido para outro dia.