Sexta, 24 Setembro 2021 15:45

 

Escrito por Marco Aurélio Rodrigues

 

 

Codesaima encerra atendimento no Mecejana e começa análise de documentos para regularização

 

 

Encerrou nesta sexta-feira, 24, o atendimento da equipe da Codesaima aos moradores do conjunto habitacional Mecejana, para a regularização urbana e transferência dos imóveis que ainda estão no nome da Empresa para os mutuários.

 

A ação, que faz parte da campanha do Governo do Estado “Aqui tem Dono”, aconteceu na Escola Estadual Profª Francisca Elzika de Souza Coelho. “Estamos promovendo o reconhecimento de um direito que há década foi negligenciado pelos governos anteriores. Estamos reconhecendo um direito básico, que é a propriedade dessas famílias sobre os seus imóveis”, destacou o governador Antonio Denarium.

 

Ao todo, 14 servidores das diretorias de Habitação e de Apoio Técnico da Companhia percorreram as ruas do conjunto no período da manhã e à tarde para notificar os moradores, durante toda a semana.

 

A diretora de Apoio Técnico da empresa, Cristina Leite, disse que foram visitadas todas as 217 casas do conjunto. Dessas, 195 tiveram o contato do residente concluído. “Entregamos a notificação nas mãos das pessoas. Do proprietário ou de alguém encontrado na casa”, explicou.

 

Nesse aviso entregue consta que se trata de uma campanha de regularização, quais documentos devem ser apresentados e o local e horário a que as pessoas devem se dirigir.

Nas 22 casas que não foi possível fazer contato com o residente, voltaram no endereço durante toda a semana e por fim deixaram a comunicação na caixa de correio, garantindo que todas as 217 casas foram comunicadas da ação. “Tivemos um total de 89% de pessoas alcançadas”, disse Cristina.

 

Na próxima semana, de 27 de setembro a 2 de outubro, todos os documentos recolhidos dos conjuntos Cabos e Soldados e Mecejana serão analisados pela Procuradoria Jurídica da Codesaima para a outorga do imóvel e posterior Escritura Pública Definitiva, quando é oficializada a transferência da residência da Codesaima para o morador.

 

Essa era uma reivindicação de décadas da população. A funcionária pública, Socorro Pinto, compareceu hoje na Escola Francisca Elzika. Ela apresentou o recibo de compra de uma casa que comprou, no Mecejana, há 3 anos, mas não é a proprietária original. “A casa já teve muitos donos. Vim tirar as dúvidas sobre os documentos. Recebi explicações sobre como dar baixa da hipoteca”, disse a moradora.

 

A regularização dos conjuntos habitacionais da Codesaima foi determinada pelo governador Antonio Denarium e tem o prazo de um ano para ser concluída. É uma ação contínua. Os moradores que não participaram desta etapa da campanha nos conjuntos, podem ir até a sede da Codesaima, na avenida Mário Homem de Melo, 1489, no bairro Mecejana e iniciarem o mesmo processo.

 

“ A regularização, inicialmente, era desacreditada, mas o programa “Aqui Tem Dono” do Governo do Estado é muito importante e tem um alto grau de satisfação”, concluiu Cristina Leite.