Marco Aurélio Rodrigues

17/09/2020   

Todos os funcionários que trabalham na sede da Empresa participaram da testagem realizada por funcionários da Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

 

Com cuidados para evitar aglomeração, os funcionários participaram da testagem / foto Comunicação Codesaima

 

Na manhã desta quinta-feira, 17 de setembro, a Sesau-RR (Secretaria Estadual de Saúde de Roraima) realizou mais uma etapa da campanha “Por você e por todos, a SESAU não foge à luta” que realiza testagem rápida para o Covid-19, em todas as repartições públicas do Estado.

Desta vez, os funcionários da CODESAIMA foram atendidos pela ação, na sede da Empresa. Uma equipe de 10 notificadores e 5 enfermeiros atenderam os servidores que trabalham no prédio, no bairro Aparecida.

O coordenador Melquiades Sombra, disse que a campanha de testagem foi uma iniciativa da SESAU-RR que elaborou esse projeto de fazer testagem de todos os servidores do Estado e que teve total apoio do governador, Antônio Denarium.

Ele conta que a participação da CODESAIMA faz parte do planejamento que vem sendo feito há um mês. “Solicitamos de cada secretaria o número de funcionários e em qual o melhor local, melhor data, para fazermos a campanha da melhor maneira possível para os servidores”, disse.

Para a Empresa foram disponibilizados 300 testes, número bem acima de funcionários da sede que conta com pouco mais de 150 servidores. Esta oferta permite que ninguém fique sem ser testado. “Atendemos 150 pessoas. Sempre trazemos um número maior como margem de segurança”, revelou.

O procedimento é verdadeiramente rápido. É feita notificação e em seguida colhida uma pequena amostra de sangue. O resultado sai em média de 20 minutos.

O coordenador destacou o envolvimento dos funcionários da SESAU nesta campanha.” São diversas pessoas de várias funções diferentes (da SESAU) que saíram da sua “zona de conforto” para atuar nesta ação”, informou

A testagem rápida faz parte de uma estratégia de enfrentamento à pandemia do coronavírus que já demonstra resultados positivos. Segundo Melquiades, a confiabilidade do teste é de 98%.

A importância da testagem está no fato de que muitas pessoas não apresentam sintomas da doença e podem estar espalhando o vírus. “Muitos testam positivo, mas são assintomáticos, não sentem os sintomas, acham que não tem problema nenhum e podem viver suas vidas normalmente, mas podem oferecer risco para outras pessoas. Este teste é para identificar as pessoas que já tiveram e para saber quem é assintomático”, explicou.

O resultado prático dessa ação já começa a aparecer. “Todos os dias são lançados números da situação no Estado e vemos que aumenta a quantidade de infectados e de curados, mas a taxa de mortalidade está estagnada. Esse é o verdadeiro raio X da nossa situação em Roraima”, concluiu.

Com a menor população do País, com 497 mil habitantes, a testagem de toda as pessoas é possível. Melquiades disse que está sendo planejado pelo Governo do Estado, após essa campanha nas secretarias, a testagem de todos os cidadãos, com organização para não causar aglomeração.

O presidente da CODESAIMA, Anastase Vaptistis Papoortzis, parabenizou o governador Denarium e todos os funcionários que participaram da ação na Empresa. “Estávamos ávidos para receber a campanha aqui na CODESAIMA “, disse.