O Governo do Estado, através da CODESAIMA, está participando de uma parceria com a Caixa Econômica Federal, Senai-RR e academia Vale dos Pitbulls para atender crianças e jovens carentes do conjunto habitacional Vila Jardim

O instrutor de Jiu-Jitsu, Sandro Pitbull, esteve nesta manhã de terça-feira, 18, reunido com o presidente da CODESAIMA, Anastase Vaptistis Paporrtzis, para tratar dos detalhes do curso de artes marciais que será oferecido exclusivamente para moradores do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista.

O projeto será realizado com a parceria da CODESAIMA, Senai-RR, Caixa Econômica Federal e academia Vale dos Pitbulls e atenderá crianças, com a idade a partir de 5 anos, residentes do conjunto habitacional.

As aulas de Jiu-Jitsu serão nos horários das 8h00 às 10h00, das 16h00 às 18h00, das 19h00 às 21h00.  Cada horário terá vaga para 50 inscritos.

O curso começa no próximo dia 31 de agosto. As aulas acontecerão no espaço do Senai-RR, que fica atrás da Escola Estadual Militarizada Irmã Tereza Parodi. Pitbull disse que o projeto acompanhará o calendário escolar “Só vamos parar nas férias de meio e final de ano. Depois segue normal” afirmou.

Segundo o instrutor, o principal critério para participar das aulas é que a criança deve estar na rede pública de ensino. Mesmo que o aluno não esteja indo pra escola, por conta da pandemia, ele deve estar matriculado e participando das atividades não presenciais. “As escolas fazem um trabalho bem interessante dando as matérias para os pais levarem pra casa, fazer com os filhos e devolver para serem corrigidas”, comentou.

O espaço do Senai-RR é uma grande área onde eram realizados cursos profissionalizantes para os moradores e comportará com comodidade essa ação social. “O tatame é de 10mx10m, onde vão treinar todos juntos, as 50 crianças e ainda terá espaço”, comentou.

A inscrição é gratuita, basta o pai ou responsável levar uma avaliação médica de aptidão física e mental, certificando a capacidade da criança de participar dos treinamentos. Os 30 primeiros inscritos receberão quimonos de graça que foram adquiridos da parceira envolvida.

Os professores serão voluntários. O próprio Sandro e mais quatro instrutores da academia Vale dos Pitbulls darão as aulas.

O Senai-RR fornecerá a estrutura, a Caixa entrará com despesas adicionais e a CODESAIMA cuidará do espaço e dos materiais utilizados.

Sandro diz que há 25 anos trabalha com projeto social e que já pensava em expandi-lo para o Vila Jardim. “Aquela área precisa muito. É um projeto que tira as crianças das ruas para ficarem longe da violência, das drogas”, comentou.

O mesmo projeto é desenvolvido por Pitbull, na sede da AECO (Associação dos Empregados da Codesaima), no bairro Pricumã. Devido a pandemia as aulas estavam paradas, mas retornam no próximo dia 24 de agosto.

 

Sandro Pitbull e o presidente Anastase Papoortzis acertam detalhes do projeto social