Presidente da Codesaima na diretoria do Forum de Habitação

Na próxima quinta-feira, 03 de outubro, quando completar 40 anos, a CODESAIMA iniciará uma nova fase da sua história. O presidente, Anastase Vaptistis Papoortzis já anunciou que a Empresa de economia mista irá atuar nas áreas de mineração e habitação.

Desde sua criação, em 1979, a Empresa tem uma importante participação no setor habitacional. O primeiro conjunto habitacional erguido, em Boa Vista, foi o São Vicente, neste mesmo ano.

Então, seguiram-se a construção de outros conjuntos totalizando 23, em Boa Vista, Caracaraí e Mucajaí, com 4565 residências. Na época, a CODESAIMA participava diretamente da construção desses imóveis. As obras eram financiadas pelo BNH (Banco Nacional de Habitação).

Em 2009, a Empresa passou ser a representante do Estado no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades, atuava como agente financeiro e no processo de seleção dos beneficiários. Nessa nova fase foram mais de 4.500 casas e apartamentos entregues na Capital.

Com essa experiência, é natural que o foco da Empresa esteja voltado para essa atividade. “Nosso Estado é um dos poucos que ainda não tem uma COHAB (Companhia de Habitação). Vamos transformar a CODESAIMA na COHAB de Roraima”, disse o presidente.

Além da vocação da CODESAIMA para atuar nessa área, Anastase também deu um importante passo para a realização de novos projetos habitacionais. No dia 14 de julho, em São Paulo (SP), ele foi nomeado 2° Conselheiro do Conselho Fiscal da Diretoria da ABC (Associação Brasileira das COHABs e Agentes Públicos de Habitação) e membro da Diretoria Nacional de Habitação, em pleito que escolheu a nova Diretoria do FNSHDU (Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano).

A ABC é uma entidade nacional que apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos Estados e Municípios do Brasil. O principal objetivo dessa articulação é enfrentar o grande déficit habitacional que atinge principalmente a população de baixa renda.

 

A identificação dessa entidade com a CODESAIMA é imediata porque a ABC tem como meta incentivar a existência de um órgão da administração indireta que administre o setor da habitação nos Estados e Municípios, facilitando o sucesso da implantação de políticas públicas para esse setor. A associação trata com ênfase especial as companhias, autarquias e agências habitacionais.